Prepare-se para o maior show gratuito do universo! Novembro promete transformar nosso céu em um verdadeiro palco de eventos celestiais que fariam até mesmo um astrônomo profissional pular de alegria.
E olha que notícia boa: você não precisa ser um Neil deGrasse Tyson da vida para aproveitar essas maravilhas cósmicas!
O mês vem com uma programação de tirar o fôlego, começando com as Táuridas, nossa primeira chuva de meteoros do mês. Entre os dias 4 e 5, o céu será palco de um espetáculo modesto, mas charmoso, com 5 a 10 “estrelas cadentes” por hora. Essas pequenas rochas espaciais são como confetes cósmicos deixados por um asteroide e um cometa em sua festa particular pelo sistema solar.
Mas espere, tem mais! As Leônidas, nossa segunda atração do mês, chegam entre 17 e 18 de novembro, trazendo até 15 meteoros por hora em seu momento mais intenso. Porém, a Lua, um tanto exibida, estará quase cheia e pode roubar um pouco da cena, deixando visíveis apenas os meteoros mais brilhantes.
E falando em Lua, prepare-se para o grand finale de 2024! Segundo a NASA dia 15 de novembro, nossa companheira celestial fará sua última aparição como Superlua do ano. Nesse dia, ela estará a apenas 360 mil quilômetros da Terra – praticamente nossa vizinha em termos cósmicos! Isso significa que ela aparecerá 10% maior e 15% mais brilhante no céu, um verdadeiro espetáculo de luz natural.
Para não perder nada dessa programação estelar, considere baixar aplicativos como Carta Celeste, Stellarium ou SkyMap. São como seus ingressos VIP para esse show celestial!
Aplicativos Sugeridos: